terça-feira, 9 de agosto de 2011

Candidato: calcule os riscos de um Processo Seletivo.


É comum que ao participar de um processo de Recrutamento e Seleção os candidatos queiram quase que de imediato falar sobre o pacote de remuneração, o cargo e a estrutura hierárquica da empresa. Esta é uma preocupação naturalmente importante, mas nem todas as boas oportunidades na carreira se resumem a melhores salários.

A questão é: quais informações avaliar, e como?

O aconselhável é que o candidato avalie a oportunidade levando em consideração os impactos que esta mudança significará na sua carreira futura. O pensamento no longo prazo significa, por exemplo, observar qual o porte da empresa e o mercado em que ela está inserida, avaliar como este mercado estará nos próximos 5 anos, os projetos em que a empresa está envolvida, as características desta empresa, quais os desafios do cargo para qual está aplicando, as atividades propostas, e a estrutura da equipe direta.

Reunir e analisar estas informações deixará mais claro para o candidato o impacto desta mudança na carreira, inclusive as futuras oportunidades que podem surgir com ela.

Uma vez realizada toda análise sobre a oportunidade, e esta for considerada interessante pelo candidato, deve-se permanecer no processo. Caso contrário, deve-se comunicar o declínio imediatamente, afinal “tempo é dinheiro”.

As organizações investem um alto capital em processos seletivos para que na última etapa um candidato que inicialmente demonstrou interesse pela vaga, desista do processo.

O próximo passo é ter clara a atitude e postura frente a uma proposta salarial. Como se portar em uma negociação com a nova empresa?

É importante que desde o início todas as intenções do candidato sejam expostas ao responsável pelo recrutamento e que o discurso seja uníssono, tanto para a consultoria responsável pelo processo seletivo, quanto para o RH da empresa e o gestor da vaga. Esta postura é traduzida pelos recrutadores como ética e o candidato ganha créditos por isso.

Atitudes antiéticas e deselegantes podem reprová-lo de um processo de seleção, por isso deve-se prestar atenção para não cometer gafes ou tentar tirar vantagens de maneiras incorretas. Algo extremamente perigoso é barganhar o seu “passe” utilizando da aprovação em um processo de seleção para renegociar o salário da empresa atual; ou ainda utilizar desse reajuste na empresa atual para renegociar com a empresa contratante. Essa atitude deixará o candidato com uma imagem ruim perante todos os envolvidos no processo, e poderá fechar muitas portas.

Então atente-se candidato, pois o momento da negociação para fechamento da vaga trará impactos durante toda a sua atuação na companhia. Esteja realmente certo, desde o início do processo, de que a proposta satisfaz não só as suas necessidades financeiras, mas também de carreira, para não correr os riscos de denegrir sua imagem. Para conquistar crescimento profissional é preciso arriscar, mas certifique-se de que todos os riscos foram bem calculados.

Gabriela Andrade
Executive Search Consultant.
Hunter Consulting Group